Excerto do meu discurso do dia 4 de Julho de 2009,
aquando a apresentação da Lista de Candidatos para as Autárquicas:
“ (…) no caso de obtermos uma maioria na Assembleia Municipal, garantiremos tudo aquilo que os eleitos do PS na Assembleia Municipal retiraram aos Alpiarcenses, a total liberdade de expressão da população nas sessões da Assembleia Municipal, instituindo uma ‘Lei da Rolha’, impedindo os Munícipes de contribuírem construtivamente nas pequenas e grandes decisões para o Concelho, como se não fossem estes os seus principais interessados. “
No dia 25 de Novembro de 2009, cumprimos o prometido.
Em sessão extraordinária realizada no dia 25 de Novembro de 2009, mediante proposta de alteração do Regimento da Assembleia Municipal que foi apresentada pela Mesa da Assembleia, a CDU cumpriu o que prometeu.
Este é o facto mais importante que se extrai da sessão realizada.
Relativamente aos comentários relacionados com a direcção dos trabalhos, intervenções dos deputados municipais, estratégias das bancadas, duração da sessão, (etc.), e sem menosprezar a importância relativa e particularizada desses e outros aspectos, permitam-me comentar, em meu nome e da CDU, que são meros pormenores comparados com a reconquista da liberdade de expressão que prepotentemente nos tinha sido subtraída.
Mário Santiago – Presidente da Assembleia Municipal de Alpiarça
Alpiarça, 29 de Novembro de 2009
Já assisti a muita trapalhada por parte de políticos alpiarcenses e já vi muito desprezo dos eleitos para com a população, não lhes dando satisfação dos seus actos, como para o que deles diziam e do que se falava na praça pública;
ResponderEliminarJá vi políticos alpiarcenses que demonstraram ingratidão e que viveram na sombra da arrogância como se fossem intocáveis e o lugar interno.
Mas agora dou a mão à palmatória, quando vejo um Presidente de uma Assembleia Municipal a dar esclarecimentos públicos do que disse que ia fazer, do que aconteceu como ainda de deixar bem claro que aceita as criticas dos outros e, para que não restem duvidas, é bem claro e directo que a transparência e o cuidado de transmitir à população é uma sua principal preocupação.
Confesso que nunca tinha assistido uma situação de clareza como esta que é altamente salutar para todos os intervenientes e direccionado para uma população desejosa de saber e acompanhar tudo o que está a acontecer.
Isto chama-se: transparência em todos os sentidos como uma preocupação de informar quem neles votou.
Como não estou habituado a estas subtilezas, só espero que não seja «água de pouca dura» mas sim para manter durante todo o mandato
Assim, sinto-me feliz porque começo a acreditar que não votei nas pessoas erradas.
Parabéns Mário Santiago e que continue sempre assim
Ainda nem um mes passou, tenham lá calma isto não é como começa mas sim como acaba.
ResponderEliminarnao sei se já passou um mês ou não, mas os outros (PS) estiveram lá 12 anos e nunca tiveram uma atitude destas.
ResponderEliminarEssa é que é essa !