Estamos a um mês e pouco das Eleições Autárquicas, e já todos percebemos que o conceito de pré-campanha ou campanha eleitoral se confundem num só, existindo por parte das três forças politicas em disputa pelos vários orgãos autárquicos inúmeras iniciativas realizadas, sejam estas a simples colocação de cartazes ou a realização de debates, encontros, recolha de ideias, etc.
Entendo, e não só na qualidade de candidato à Assembleia Municipal, mas também como cidadão, que uma Campanha Eleitoral deve ser algo que aproxime os candidatos aos eleitores promovendo uma continuidade dessa relação além da própria campanha, ao contrário do que muitas vezes observamos em que os candidatos surgem de 4 em 4 anos para desaparecerem logo após as eleições para o conforto dos seus gabinetes, ignorando as sugestões, queixas ou necessidades dos eleitores, individualmente ou na comunidade em geral.
Também entendo que o surgimento das novas tecnologias de comunicação, desde as primeiras e simples páginas Web das candidaturas até às novas ferramentas da revolução Web 2.0, onde se incluem os blogues, irão ter um papel fundamental na aproximação dos eleitores aos eleitos ou candidatos, devendo ser estes últimos a promover um debate aberto e sério para com a população.
Que este e outros blogues possam promover esse mesmo debate, esclarecimentos e troca de ideias, garantindo uma linha editorial isenta e não permitindo que estes espaços de informação tão úteis nos dias de hoje (afinal nunca antes tinha sido possível uma informação tão actualizada e ao dispor de todos) se transformem em espaços de contra-informação ou de descredibilização das candidaturas a coberto do anonimato gratuito e desmesurado, muito embora entenda como aceitável que alguns comentadores não se sintam confortáveis na critica, mesmo que construtiva, que expõem perante um número de leitores tão amplo. Não concordo, no entanto, quando o anonimato serve exclusivamente para lançar boatos, suspeitas, ou criticas injustas às candidaturas. A seriedade acima de tudo!
Por tudo aquilo que já referi, aproveito também para anunciar que estarei a partir de hoje, disponível para promover a troca de ideias relacionada com as Eleições Autárquicas de 2009, assim como presumo que também por parte de outros candidatos da CDU existirá disponibilidade para participar, e sempre numa perspectiva de esclarecimento e seriedade, neste blogue, e desde que o painel de leitores e comentadores o interpretem como positivo.
No entanto, espero que compreendam que não alinharei nem responderei a provocações gratuitas sem qualquer fundamento e desde que as mesmas não se enquadrem no espírito acima referido, ou seja, desde que os intervenientes estejam identificados, ou se não o estiverem, que mantenham o nível da discussão num patamar de contribuição positivo perante a comunidade.
Para finalizar, antecipadamente lamento eventuais demoras nas respostas a algumas questões que possam colocar, uma vez que nem sempre estou on-line, sendo muito provável que a minha intervenção não exista em períodos nos quais as minhas responsabilidades profissionais sejam prioritárias. Agradeço assim, a vossa compreensão para o facto.
Até breve,
Mário Santiago
Cabeça-de-Lista à Assembleia Municipal de Alpiarça
Por vezes há alguns comentários anónimos que são escritos por pessoas que apoiam a CDU que avançam com ideias e análises da situação do concelho que acabam por não ajudar muito à campanha eleitoral e à tendência acentuada que se verifica de vitória do Mário Fernando e da CDU em Alpiarça.
ResponderEliminarTambém acontece o mesmo com os apoiantes do PS que surgem a dizer mal de tudo o que surge do lado da CDU e a endeusar a sua candidata Sónia Sanfona.
Eu ainda não vi nem ouvi os principais candidatos de um lado ou do outro a ofenderem-se e a caluniarem-se. Muito pelo contrário, até sei que há alguma cordialidade.
O que eu já li foram algumas críticas políticas da CDU à gestão PS na nossa autarquia e ao governo, assim como ao alinhamento completo da candidata Sónia Sanfona com o seu governo; são críticas perfeitamente legítimas, feitas em intervenções públicas, pelo Mário Fernando, Joana Serrano e Mário Santiago: estão assumidas, escritas e gravadas em vídeo para chegarem a toda a gente em democracia e não são ataques pessoais.
Do PS/Alpiarça é a Razão não tive oportunidade de ver críticas directas assumidas pelos seus candidatos, mas sei que são feitas por apoiantes; hoje li partes da intervenção de Sónia Sanfona num folheto que me chegou e estão lá algumas críticas à CDU, algumas que podem ser consideradas ofensivas e que são desajustadas, com um toque de vitimização, que me parecem ter sido inspiradas directamente por Rosa do Céu (um mestre nesta arte) e que Sónia Sanfona reabilita.
Sou da opinião que não devemos confundir estas posturas com alguns comentários ou posts mais ofensivos que, por vezes, e contra a linha adoptada, surgem nos blogues ou em conversas particulares, ou então a discussão de ideias não vai a lado nenhum.
Como diz o Gandalf (de cujas ideias discordo quase sempre) o que interessa são as ideias e as propostas que os candidatos apresentem e o trabalho junto das pessoas.
A CDU e o Mário Pereira têm acompanhado de perto toda a vida no nosso concelho e foram apresentando ideias e propostas, algumas que o PS se calhar irá agarrar; se forem ao site da CDU na internet, se lerem os vários folhetos distribuídos e notícias das iniciativas vão ver, ler e ouvir muitas ideias e linhas orientadoras.
Em vez de andarem com bocas, os comentadores deverão estar bem informados e procurar contribuir para o futuro de Alpiarça.
Como apoiante da CDU estou convicto que é isso que fazemos agora e sempre em ligação ao povo de Alpiarça.
Nota: Este texto revela a opinião pessoal de um apoiante da CDU (ou então, segundo outras insinuações, que são sempre mais credíveis junto de qualquer anti-comunista encartado: é escrito pelo "aparelho do Partido"; este aparelho é uma verdadeira "máquina" e está à venda na antiga loja do Fernando Jorge, em frente à sede do PCP)
Mas não deveria ser o Dr. Mário Fernando a debater???´Caros elementos da CDU andam a fazer porta a porta só aos vossos militantes??? é que segundo me foi transmitido passaram em algumas ruas, onde residem pessoas com quem alguns elementos não se dão, e so colocaram a vossa lista no correio??? Tão com medo de quê? ouvirem verdades? ouvirem o que todos os Alpiarcences Comunistas ou não têm para dizer? têm medo dos fantasmas do passado que vos atormentam ainda? Têm medo de serem confrontados com situações que supostamente ninguem sabe e que vos pode colocar na guelhotina? De que têm medo caros elementos da CDU??? Vão novamente para a CMA só para os tachos? sim porque a seleccionarem pessoas dessa boa maneira concerteza os concursos publicos vão ser uma miragem mas as promoções vão ser imensas...
ResponderEliminarSr. 22:05:
ResponderEliminarEsteja descansado que a CDU irá a todas as ruas e fala com as pessoas que no momento estão em casa e que abrem a porta. Em muitos dos casos sabem lá as pessoas da CDU em quem costuma votar quem é contactado.
Mas esteja descansado que têm sido muitas centenas já. E tratam toda a gente de forma correcta.
Como deve imaginar, quando se trata de casas de conhecidos elementos de outras forças políticas, por vezes, até por uma questão de respeito, os membros da CDU não estão a bater à porta e a chamar as pessoas que já estão de antemão convencidas e podem achar-se constrangidas pela situação.
Se o sr. 22:05 quiser deixar uma lista de pessoas que a CDU deveria contactar, veja se arranja uma forma de o fazer, sem expor aqui os nomes, claro, que, se lhes for possível, tenho a certeza de que o Mário Fernando e a CDU irão falar com elas. O Sr. é que não deve vir para aqui com guilhotinas e coisas dessas, que assim não ajuda ao debate de ideias.
Não se enerve e tente manter algum nível, ok amigo?
Um apoiante da CDU (com a ajuda da "máquina" do "aparelho do Partido" que comprou hoje à tarde na tal loja em frente ao CT).
o Mario concorre como independente nas listas da CDU, o que é para si ser independente?
ResponderEliminarPatricia S.
Olá Patrícia,
ResponderEliminarRelativamente à minha condição de Independente pela CDU na candidatura à Assembleia Municipal, posso referir-lhe desde já o que tal significa para mim:
I – Politicamente, quer dizer que não me identifico com a linha ideológica representada por um qualquer Partido em toda a sua amplitude nem estou inscrito como militante no mesmo. Tenho no entanto uma consciência política de esquerda, principalmente no que respeita à primazia do bem-estar social e ao papel do Estado no mesmo, identificando-me assim em alguns aspectos ideológicos. No entanto e mesmo reconhecendo algumas das virtudes associadas a determinadas ideologias, não me sinto preparado para aceitar determinadas doutrinas e dogmas sem qualquer tipo de reservas.
II – Ser Independente, para um eleito na Assembleia Municipal, e embora não sendo condição obrigatória para o desempenho de um bom trabalho, tem a vantagem de poder garantir com maior à vontade e menor constrangimento a função fiscalizadora que a Assembleia Municipal deve ter em relação ao Orgão Executivo, ou seja, em relação à Câmara Municipal. Penso que a transparência na Assembleia Municipal sairá também valorizada, ao contrário do que muitas vezes parece quando nos órgãos de fiscalização estão pessoas que não se conseguem libertar (esses sim) de alguns fantasmas do passado, em relação aos fiscalizados. Veja o caso da comissão de Inquérito ao BPN. Não houve ninguém do PS que tivesse a isenção e capacidade para se libertar da condição de militância partidária para de uma forma objectiva e isenta para relatar aquilo que foi óbvio para o mais comum e distraído dos cidadãos. Que o Banco de Portugal errou escandalosamente na sua acção fiscalizadora. E qual foi o resultado dessa Comissão? O Governador lá continua a exercer o seu cargo, e segundo os órgãos de comunicação social, é o 3º Governador do Banco Central mais bem pago do mundo. Deve ser pelo seu ‘desempenho exemplar’…
Esteja à vontade para apresentar as questões que entender.
Obrigado,
Mário Santiago