quinta-feira, 23 de julho de 2009

Casa Museu dos Patudos em parceria com o Museu do Douro

O Museu do Douro inaugura dia 31 de Julho, na Régua, a exposição "O Universo de Rafael Bordallo Pinheiro - Caricatura e Cerâmica", disse hoje à Lusa fonte da instituição.

A mostra está organizada em torno de um vasto núcleo de peças de cerâmica das Caldas da Rainha, pertencentes à Colecção Berardo, com enfoque para o grupo de peças de Rafael Bordallo Pinheiro (1846-1905), em paralelo com desenhos de caricatura humorística do autor.

A fonte frisou que "nesta colecção, mostram-se peças de importância rara, de rigorosa expressão naturalista e figurativa, em excelente estado de conservação".

Artista empreendedor e multifacetado, Rafael Bordallo Pinheiro trilhou um percurso muito próprio, dedicando-se às artes gráficas, às artes plásticas, ao desenho de objectos, à decoração e à cerâmica.

Integrando o círculo de intelectuais e artistas que definiram a Geração de 70 e privando com personalidades dos diversos sectores de influência da sociedade oitocentista, incluindo a própria Corte, Bordallo Pinheiro mostrou, através da sua obra, um retrato fidedigno, por vezes cruel, da sociedade de então.

Produziu uma vasta obra que reflecte quase sempre de forma crítica o quotidiano cultural, político e social da época em que viveu.

No que diz respeito à obra gráfica, foi inovador, desenvolvendo o desenho humorístico e o cartoon como expressão artística.

Consciente do poder e da força da imprensa, fundou diversos periódicos, utilizando a caricatura como veículo para a defesa dos seus ideais.

Quando Rafael Bordallo Pinheiro se fixou, em 1884, nas Caldas da Rainha, onde fundou com o seu irmão a "Fábrica de Faiança das Caldas da Rainha", cuja direcção artística assumiu, deu um impulso decisivo para tornar aquela cidade num centro da cerâmica reconhecido internacionalmente.

O Museu do Douro apresenta a exposição em parceria com a Colecção Berardo, o Museu Bordallo Pinheiro (Lisboa), a Fábrica de Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro (Caldas da Rainha) e o Museu Casa dos Patudos (Alpiarça).

A exposição, que está patente até 31 de Janeiro de 2010, tem o apoio mecenático do Turismo Porto e Norte Portugal e da empresa Douro Azul.

«Lusa»

Sem comentários:

Enviar um comentário