sexta-feira, 12 de junho de 2009

Conheça as novas cidades e vilas de Portugal

A Assembleia da República aprovou, por unanimidade, a elevação de 22 povoações a vilas e a criação de cinco cidades, numa votação que foi seguida por várias dezenas de populares, a partir das galerias do Parlamento.
As propostas tiveram origem em todas as bancadas parlamentares e foram votadas depois de terem sido debatidas na Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Freguesias, Vilas e Cidades, no âmbito da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território.


Foram elevadas a cidade as localidades de Valença (Viana do Castelo), Senhora da Hora (Matosinhos), S. Pedro do Sul (sede do concelho), Samora Correia (Benavente) e Borba (Évora).

À categoria de vilas passaram as localidades de Castro Laboreiro (Melgaço) e Soajo (Arcos de Valdevez), ambas no distrito de Viana do Castelo, Arões de S. Romão (Fafe), no distrito de Braga, Lordelo, distrito de Vila Real, e Ancede (Baião), Guifões (Matosinhos), Vilarinho (Santo Tirso), Senhora Aparecida (Lousada) e Madalena (Vila nova de Gaia), todas no distrito do Porto.

No distrito de Aveiro passaram à categoria de vila as povoações de Soza (Vagos) e Valongo do Vouga (Águeda), enquanto o distrito de Coimbra viu subir a vila as localidades de S. Pedro, Marinha das Ondas, Lagos e Tarazede, todas no município da Figueira da Foz.

O Parlamento aprovou também a elevação a vila das povoações de Foz do Arelho e À-dos-Francos, ambas nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, e Olival (Ourém), distrito de Santarém.
Passaram ainda a vila as localidades de Prior Velho (Loures), Casal de Cambra (Sintra) e Montelavar (Sintra), no distrito de Lisboa, e Bensafrim (Lagos), distrito de Faro.

Supostamente, Sónia Sanfona esteve presente no momento da votação destas elevações.
Sendo eu um modesto e pacato alpiarcense, vejo pela lista publicada que a “vizinha” Samora Correia foi elevada a cidade.

Concluo que Sónia Sanfona não deve fazer parte da “Subcomissão para a Criação de Novos Municípios, Vilas e Cidades, no âmbito da Comissão de Poder Local, Ambiente e Ordenamento do Território”.

Mas mesmo que não faça parte desta entidade, acredite que quando votei nas últimas eleições legislativas foi com a ideia e esperança que os deputados eleitos pelo meu círculo defenderiam os interesses da minha região e em especial da minha terra.

Esteve você, Sónia Sanfona na Assembleia da República como Deputada. Pergunto-lhe como cidadão (entendo ter direito a uma satisfação pública) que sou e natural da mesma terra que a viu nascer: que fez você, Sónia Sanfona em prol da nossa terra e que requerimentos apresentou para o bem de Alpiarça inclusive uma proposta para a elevação de Alpiarça a cidade (mesmo que fosse reprovada)?

Supostamente e, até provas em contrário, não fez nada!

Pois, Sónia Sanfona, então não terá o meu voto, como o seu partido não terá nenhum voto meu nem da minha família, porque como alpiarcense que sou, sinto-me triste ver localidades que não chegam aos calcanhares de Alpiarça serem elevadas a Cidade e Vilas e a minha querida terra não passa da cepa torta, mesmo tendo uma deputada alpiarcense na Assembleia da República.

Um leitor Alpiarcense,

Ribeira de Vidais

Sem comentários:

Enviar um comentário