quinta-feira, 9 de abril de 2009

Luísa Condeço, atleta alpiarcense, acorda às seis da madrugada e vai nadar 4,5 km para alimentar o sonho da alta competição

Antes de tomarem hoje o pequeno-almoço, às 08:00, já os 21 "talentos" detectados pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP) nadaram 4,5 quilómetros, no último dia do estágio, realizado em Rio Maior.


"Só mesmo o triatlo me faz acordar às seis da manhã. É um gosto, mas, por vezes, é complicado", disse hoje à Agência Lusa Raquel Rocha, 15 anos, atleta do Alhandra, que apresenta como objectivo "integrar a selecção nacional".
Ainda esta manhã, os jovens talentos, entre os 13 e 17 anos, vão pedalar durante 90 minutos, segundo o seleccionador português de sub-23, António Jourdan: "é tempo suficiente para percorrer 40 a 45 quilómetros e logo de seguida vão fazer corrida, uns 20 minutos e outros 30".

"Os treinos foram um pouco mais puxados, os horários também mudaram, mas foi fácil habituar-me", assegurou Luísa Condeço, 13 anos, triatleta do Águias de Alpiarça, garantindo que, depois dos quatro dias de estágio, voltava a participar na "Detecção de Talentos".

Mais habituada a acordar cedo, Sara Tenrinho, 13 anos, do Belenenses, destaca a possibilidade de melhorar as suas prestações: "Até conseguir entrar na selecção nacional, ainda falta um bocado porque é só nos sub-23, vou continuar a participar nestas acções.

Quero continuar no triatlo, não quero desistir". "Para chegarmos lá acima temos de sofrer um bocado. Cansa, mas sabemos que depois vamos ter os frutos", sintetizou Pedro Gaspar, 15 anos, atleta individual de triatlo e nadador do Sporting, que garante sair "mais motivado" do estágio.

Uma motivação partilhada com Hugo Alves, 16 anos, do Olímpico de Oeiras, que termina a preparação "com mais vontade de lutar para chegar à Alta Competição": "é isso que quero"."O estágio tem servido para melhorar o meu segmento mais fraco, a natação, e vou ter saudades, porque, no Fundão, vou voltar a treinar sozinho.

Em grupo é muito mais motivante", explicou Hugo Alves.Apesar de ter conquistado a medalha de bronze na estafeta do campeonato da Europa de juvenis de 2009, Gil Maia, 17 anos, do Clube de Triatlo de Perosinho, participou pela terceira vez nas Detecções de Talentos da FTP, para "controlar o treino, avaliar a forma física e conhecer o potencial dos outros atletas", apontando como objectivo estar presente no campeonato da Europa de juniores de 2010.

"Durante estes dias, treinaram a um ritmo completamente diferente, porque o triatlo exige-lhes tudo", sublinhou o Director Técnico Nacional da FPT, assegurando que estes "talentos" têm "potencial" e registaram "prestações interessantes", quando comparadas com as acções anteriores.

Apesar de "algum cansaço", Sérgio Santos destacou o "empenho, a disciplina e a vontade de aprender" dos 21 jovens triatletas, dos quais, "alguns deles, certamente, irão ao campeonato da Europa de juvenis (em simultâneo com os sub-23), entre 20 e 21 Junho, em Revine Lago, Itália.

«Lusa»

Sem comentários:

Enviar um comentário