quinta-feira, 23 de abril de 2009

Duas centenas de jovens ciclistas no Encontro de Escolas de Ciclismo

Um alpiarcense da velha guarda, com a bicicleta ao lado, comentava com um companheiro de vida, “Até me dá vontade de chorar, ver tantas dezenas de jovens ciclistas e não ver nenhuma camisola do Águias. É uma vergonha para os alpiarcenses”, dizia pouco antes do início do 2º Encontro Inter-Regional de Escolas de Ciclismo, que trouxe a Alpiarça duas centenas de jovens ciclistas.

Aproximámo-nos e perguntámos o porquê daquela tristeza. Era um antigo ciclista alpiarcense, que durante anos vestiu a camisola do Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça, que chegou a ter uma das mais poderosas e carismáticas equipas de ciclismo em Portugal.

O antigo ciclista pediu para não o identificarmos “porque posso ter problemas pessoais por desabafar a minha tristeza”. Mas não deixou de criticar o facto do ciclismo ter regredido em Alpiarça. “Foram os políticos que acabaram com o ciclismo.
Nos últimos anos ainda houve um rapaz, o Carlos Jorge que carregou com os jovens ciclistas, fez tudo o que era humanamente possível para que o ciclismo não morresse em Alpiarça. Mas foram muito poucas as ajudas que teve, e não lhe restou outra alternativa do que deixar acabar a escola de ciclismo. É muito triste ver tanto jovem a correr em Alpiarça, e não vermos uma camisola que, tantas alegrias e reconhecimento deu à nossa terra”.

Na falta de ciclistas com a camisola do Águias, foram os atletas da Escola de Ciclismo José Maria Nicolau, do Cartaxo os mais dignos representantes da região. A equipa cartaxense foi segunda na classificação colectiva e o seu ciclista juvenil, César Montargil, foi o primeiro no conjunto das provas destinadas ao escalão juvenil, o mais alto em prova.

A equipa do ACD Milharado, de Mafra, foi a vencedora colectiva e os seus atletas Tiago Antunes, venceu a prova de infantis, e Rodrigo Pereira, venceu a prova de iniciados. A equipa de Mato Cheirinhos, foi terceira; Grupo Desportivo de Lousã, quarta e Escola de Ciclismo Joaquim Agostinho, de Torres Vedras.
«O Mirante»

Sem comentários:

Enviar um comentário