quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Bons eventos desportivos se tem realizado em Alpiarça mas pouco ou nada beneficiado o comércio local


No passado dia 7, realizou-se em Alpiarça o “Triatlo Técnico Jovem” que trouxe dezenas de jovens para participarem na “Nave Desportiva de Alpiarça” representando todas as selecções do país.
Estes jovens praticantes fizeram-se acompanhar de toda um conjunto de treinadores, técnicos, directores, familiares e outras pessoas ligadas à modalidade, fazendo com que centenas de pessoas estivessem em Alpiarça.
É de elogiar os responsáveis locais pela realização do evento no concelho. No entanto, a exemplo de outras actividades desportivas Alpiarça continua a não ter capacidade de acolhimento, fazendo com que os atletas como os acompanhantes tenham que procurar alojamento nas arredores.
Não é assim beneficiado o comércio local como a pouca restauração existente, porquanto a procura é muito superior à oferta.
Repetiu-se com a “Triatlo” aquilo que tem vindo a acontecer quando em Alpiarça se realizam grandes eventos desportivos.
Os responsáveis autárquicos, continuam a repetir os erros vindos de trás, ou seja: realizaram-se partidas e chegadas de etapas da “Volta a Portugal em Bicicleta” cuja caravana alojava-se fora do concelho, como as centenas de elementos que constituam a organização da prova, praticamente nem ao centro de Alpiarça se deslocavam.
Gastar dinheiro do erário público nestas actividades como disponibilizar espaços desportivos onde por acrescento o comércio local e a restauração não é beneficiado é de repensar o que tem sido feito como se a continua a fazer
O pouco comércio e restauração existente no Concelho deve usufruir do resultado destas iniciativas, pois é esta estrutura empresarial que paga os seus impostos como dá emprego a muita gente.
A não ser que baste o «fazer boa figura como mostrar aos outros que temos coisas boas mas que apenas beneficia quem as usa» como alguém disse durante o desenrolar do espectáculo desportivo.
A autarquia tem um papel ponderante no apoio de iniciativas e na procura de investidores que estejam dispostos a contribuir no desenvolvimento da restauração como ainda aumentar o número de camas por todo o concelho.
Alpiarça não basta ter só boas instalações desportivas. Precisa também de receber as vantagem indirectas que estes eventos possibilitam a quem está instalado comercialmente no concelho.
Fazer grandes provas desportivas e os participantes e respectivos acompanhantes alojarem-se nos concelhos vizinhos, não faz muito sentido.
Mais uma vez a experiência vem provar que a Câmara precisa mais do que nunca de um presidente e um conjunto de dirigentes autárquicos com visão empresarial para com o futuro, caso contraio o concelho nunca passara da «cepa torta»

Sem comentários:

Enviar um comentário