.

.

.

.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Alpiarcenses vitimas do cibercrime

 Assaltos a contas de um qualquer banco da Aldeia Global


Isto só prova aquilo que temos vindo a alertar! (ler:  "Mundo Piratas informáticos russos roubam 1,2 mil ...": )

A Internet, é uma janela escancarada onde qualquer aprendiz de "hacker" escala com facilidade. Hoje não é necessário fazer assaltos à mão armada, com os riscos que isso envolve. Basta alguns conhecimentos informáticos, as ferramentas adequadas e um PC ligado à Net, que poderá ser de um IP de qualquer incauto, para fazer assaltos a contas de um qualquer banco da Aldeia Global.
Todos os anos, quer através de fishing, quer através de outros "métodos" são retirados milhões em valor monetário fiduciário que são transferidos para as contas dos ladrões "cibertecnológicos" nos lugares mais recônditos do planeta.
Muitas vezes os bancos, apercebendo-se da "operação" ou por reclamação do lesado, repõem as quantias retiradas das contas dos seus clientes, para não gerar pânico ao mostrar a fragilidade do sistema de movimentos de conta e transferências bancárias que podem ser "artilhadas" na fraude à distância.
À medida que os bancos vão aperfeiçoando e reforçando a segurança das contas a movimentar pela via eletrónica, os "piratas informáticos" vão estudando a forma de como "desmontar" essa segurança e furar os códigos supostamente secretos.
Evitar este roubos, é um desafio que se coloca à polícia cibercriminal do futuro.

Em Alpiarça, um meio pequeno, é constado que algumas pessoas terão sido vítimas deste cibercrime.

2 comentários:

Anónimo disse...

É um facto há anos conhecido. Os bancos, no entanto preferem não alarmar, dizendo que são casos pontuais em que o cliente não tomou as devidas precauções, como ter o computador infestado de vírus, worms, cavalos de tróia etc. Responder a emails tipo conto do vigário, pedindo para reactivar contas bancárias, como se da entidade bancária se tratasse, levando a pessoa desprevenida a fornecer todos os dados necessários para que o burlão tenha acesso directo à sua conta.
Isto ainda vai acontecendo, apesar dos sucessivos avisos nos meios de comunicação.
Constitui um verdadeiro perigo confiar em certas coisas que nos entram pela caixa do correio.
O computador deve estar limpo de todas as potenciais ameaças. Se não souber, pergunte a quem sabe. Consulte um técnico de informática, se tiver dúvidas.
Prevenir é ainda o melhor remédio para não ser enganado pelos marginais do ciberespaço.
Tenha consciência de que a ameaça é real e não uma simples brincadeira de quem não tem mais nada para dizer ou fazer.

Anónimo disse...

Ainda não há muito tempo um pirata, pelos vistos modesto,retirava apenas alguns cêntimos,das contas bancárias a que conseguia aceder. Quase que não se notava a marosca e, em milhares de contas, eram muitos milhares de euros que entravam no seu bolso.
Só que, como não há crimes perfeitos, foi apanhado e responsabilizado pela sua "inteligente conduta".