.

.

.

.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

OPINIÃO: “Europa a quanto obrigas”

Por: Tiago Rodrigues
”A União Europeia que agora é dominada por políticas de direita, habituou-nos durante décadas a esforços conjuntos, a apoios mútuos a crescimento económico, mas nas últimas décadas se todos achávamos que logo que o euro chegasse haveria estabilidade financeira, o que nos trouxe foi muito diferente, o caos, a discórdia, o desemprego e a miséria para milhões de europeus, são o dia-a-dia.
Tem sido liderada ao longo destes anos por políticos não eleitos para os respetivos cargos, que gesticulam e fulminam como os reformadores dominicanos do seculo XV, mas resumem as suas políticas ao empobrecimento global dos seus habitantes e á implementação de políticas anti democráticas em países soberanos. Exemplo disso a Grécia que com a ajuda financeira da troika esteve” impedida” de realizar eleições e forçada a demitir o seu 1º Ministro e logo nomear outro “estratégico”, ou a Itália onde foi “recomendado” para a liderança o Sr. Monti, um dos obreiros deste euro fracasso. 
Neste leque de euro políticos que nos (des) governam surge um nome português associado á catástrofe Europeia e consequentemente portuguesa, Durão Barroso, politico de formação comunista que logo logo virou a direita e…Ouvi mo lo ultimamente mais do que é habitual, alias nestes últimos três anos foi dizendo que “tudo esta bem encaminhado” “ a seguir a todos os esforços para a meta do défice, virá a retoma”, mas a verdade é bem diferente.
Portugal mergulhado num pântano económico com a divida da Administração Publica sempre em subida, que em 2013 representava 129% do PIB, ou seja desde que Passos Coelho tomou posse e implementou todas as medidas da troika e complementares, a divida subiu 25%, e o desemprego que subiu em flecha até aos 17,5% em 2013.
Será isto possível? Se veio dinheiro da troika, se foram cortados os contribuintes em mais de 8 mil milhões de euros durante 3 anos, como é que estamos piores? Haverá piedade para estes políticos? Poderá Durão Barroso com a incompetência reconhecida ser candidato às presidenciais?
“Centenário do concelho”
Este é um ano privilegiado para todos os que possam comemorar esta data marcante do nosso concelho. Faço votos que as celebrações estejam a altura do que é a importância deste centenário. Parabéns a todos os Alpiarcenses.
“Agricultura”
De Alpiarça com a organização da CMA e Junta de Freguesia, foram a Idanha-a-Nova 32 agricultores, visitar explorações agrícolas e associações de produção. A troca de experiências e conhecimentos é muito positiva, e estas iniciativas só podem recolher nota positiva, mas só 32 agricultores? Acho poucos…haverá com certeza mais no concelho que não foram sequer convidados ou contactados. 
Esperam se mais iniciativas deste tipo mas sem esquecer os jovens agricultores do concelho.